Veja quanto rendem R$ 5 mil com a Selic em 14% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu, nesta quarta-feira (19), cortar a taxa básica de juros da economia, que passou de 14,25% para 14% ao ano. Mesmo com o corte na Selic, a poupança continua rendendo menos que outras aplicações de renda fixa, que são beneficiadas pelo juro ainda alto.

A decisão do Comitê não surpreendeu o mercado, que já esperava pelo corte de 0,25 ponto percentual na Selic na reunião deste mês, segundo as projeções do Boletim Focus do Banco Central. Esta foi a primeira redução na Selic desde outubro de 2012.

A medida vai em linha com declarações recentes de Ilan Goldfajn, presidente da instituição, de que seu objetivo é levar a inflação ao centro da meta do governo, de 4,5%, em 2017. O IPCA tem alta acumulada de 8,48% em 12 meses até setembro.

Apesar de menor, a taxa continua em patamar elevado, o que beneficia aplicações conservadoras, como os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) com taxas pós-fixadas, os fundos DI (que agora têm nova nomenclatura; veja detalhes abaixo) e o Tesouro Selic, título público negociado pelo Tesouro Direto que paga ao investidor a variação da taxa básica.

Estas três opções têm seu rendimento atrelado à taxa Selic ou à taxa DI (CDI), que é bem próxima ao patamar do juro básico. Já o retorno da poupança só fica atrelado à Selic quando ela é menor ou igual a 8,5% ao ano.

Pela regra atual, a caderneta rende 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR) quando a taxa básica é inferior ou igual a 8,5% ao ano e, quando a taxa é maior do que 8,5%, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês mais a TR.

Veja abaixo quanto seria o valor final da aplicação de 5 mil reais na poupança, no CDB, no fundo DI e no Tesouro Selic em diferentes prazos. Os cálculos foram feitos pelo professor Michael Viriato, coordenador do Laboratório de Finanças do Insper.

Fonte: Exame

Deixe um comentário