Vai um cafezinho aí? Aprenda a fazer uma bebida diferente para celebrar o Dia Mundial do Café

Neste domingo (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. Portanto, que tal um brinde ao tão versátil grão, que permite desfrutar da poderosa bebida, é ingrediente na gastronomia e insumo na perfumaria. Não só isso, é potente na geração de emprego e na economia do nosso país, que é o maior produtor e exportador do produto. E boa parte dessa carga é escoada pelo Porto de Santos.

Para se ter ideia, em março de 2024 as exportações brasileiras de café totalizaram 4,293 milhões de sacas de 60 kg, o que representa um aumento de 37,8% na movimentação em comparação ao mesmo período em 2023. É um volume recorde para o mês, de acordo com levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Ah, antes das receitas, algumas curiosidades para reforçar o tanto que o café é querido. Ele também tem um Dia Nacional, celebrado em 24 de maio, e o Dia internacional, em 1º de outubro. Como se precisasse de mais motivos para erguer uma xícara por dia.

No Brasil, onde só é menos consumido que a água, até a primeira refeição do dia leva o nome dele: Café da manhã. É muita moral. Sem mais delongas, confira sete receitas incríveis abaixo.

Milkshake de café

Geladinho, o milkshake de café é refrescante e irresistível. É ideal para quem quer reunir duas delícias: café e sorvete. A barista Julia Cristy ensinou o passo a passo dessa bebida que ela apelidou de ‘Five Dollar Shake’, o milkshake do filme Pulp Fiction.

VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI

Café Janduia

O café Janduia é perfeito para quem adora avelã. Ele leva café, leite, chocolate e, claro, creme de avelã. O resultado é uma bebida bem cremosa e docinha. O barista Wiclafys Duarte Martins mostrou ao g1 como preparar essa bebida.

VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI

Café Valsa

O café valsa é mais forte, já que leva licor amarula em sua composição. A receita ainda contém leite condensado, calda de chocolate e o café. Na cobertura, chantilly e castanhas. O barista Wiclafys Duarte Martins também foi o responsável por ensinar o passo a passo desse café ao g1.

VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI

Cappuccino de creme de avelã

Ricardo Rafael, barista e dono de uma cafeteria em Santos, adora fazer um delicioso cappuccino de creme de avelã. A bebida recebe chantilly no topo, além de raspas de chocolate e uma deliciosa camada do creme na borda da xícara.

VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI

Café Mariana

O barista Hallyson Ramos criou o drink Mariana, uma bebida de doce de leite e café. O drink faz referência a personagem da novela Orgulho e Paixão, de 2018. A bebida traz contraste bem interessante e delicioso entre o doce de leite e o café.

VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI

Café Elisabeta

Além do café Mariana, Hallyson também elaborou o Elisabeta, uma bebida que mistura chocolate e café. O drink foi criado também pensando em uma personagem da novela Orgulho e Paixão. É uma antagônica e perfeita combinação do doce do chocolate com o amargo do café.

VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI

Drink com café

Já provou uma bebida alcoólica com café? O chef Bryan do Reis da Silva, criou, a pedido do g1, um drink com café coado para festas, como o Réveillon. Porém, ele pode ser preparado em qualquer época do ano. Para montar a bebida, o barista se inspirou na cidade de Santos, que sempre teve uma forte relação com o grão. Além do café, o drink é feito com licor e vodka e recebe uma espuma também de café.

VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Deixe um comentário