G-20 discute três opções para o FMI ajudar a zona do euro

Segundo as fontes, os países do grupo estão no estágio final de negociação sobre como isso pode ser feito

CANNES – Os líderes do G-20 estão discutindo três opções para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) possa ajudar os governos debilitados da zona do euro a financiarem suas dívidas, afirmaram autoridades da União Europeia. Segundo as fontes, os países do grupo estão no estágio final de negociação sobre como isso pode ser feito.

A primeira opção prevê que o FMI imprima direitos especiais de saque (SDR, na sigla em inglês), a moeda do FMI, que seriam fornecidos aos governos da zona do euro. Esses governos iriam, então, trocar a moeda por euros em bancos centrais de todo o mundo.

Sob a segunda opção, os países colocariam dinheiro em um fundo fiduciário que seria administrado pelo FMI e seria usado para garantir a estabilidade financeira global.

Na terceira opção, os governos impediriam que US$ 280 bilhões dos recursos do FMI fossem devolvidos para os governos proprietários no próximo ano. Esse dinheiro seria, portanto, um aumento temporário nos recursos do FMI disponíveis para lidar com a crise. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão.com.br

Deixe um comentário